Rio Favela – Startup Weekend

Com a meta de reunir mais de 100 empreendedores para produzir soluções digitais de melhoria da qualidade de vida de moradores do Morro da Providência, no Rio de Janeiro (RJ), será realizado entre os dias 28 e 30 de março a primeira edição do Startup Weekend Favela. Serão 54 horas para que empreendedores possam tirar ideias do papel e ajudar a solucionar problemas que atrapalham a comunidade carente localizada na capital fluminense.

De acordo com pesquisa prévia desenvolvida no Morro da Providência, a organização do evento descobriu os principais temas que afligem os habitantes da comunidade e que vão ser abordados no SWF, como educação, destino do lixo, geração de renda, cultura e lazer. O evento será promovido pelo Instituto Central do Povo, cedido pela associação de moradores, em parceria com o Comitê para a Democratização da Informática (CDI), ONG de inclusão digital presente em 13 países. O Startup Weekend Favela tem o apoio ainda de instituições de fomento do empreendedorismo no Brasil, como a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) e Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás (AJE Goiás).

“Estivemos na final do Startup Weekend Rio ano passado e vimos aquela energia dos empreendedores e pensamos que poderíamos usar o evento para ajudar regiões carentes”, explica o presidente do CDI, Rodrigo Baggio.

 

54 horas de imersão

Além de ter a participação das áreas de negócios, programadores e designers, o SWF contará com moradores da própria comunidade que integrarão as equipes. “O objetivo disso é começar a movimentar a comunidade para que eles mesmos comecem a encontrar e desenvolver soluções para o Morro da Providência com o auxílio de todos”, informa a organizadora da edição e diretora da AJE Goiás, Alline Jajah.

Ao todo, serão três dias dedicados a tirar as ideias do papel e colocar a mão na massa. Em 54 horas os participantes serão encorajados a desenvolver planos de negócios e apresentá-los a uma bancada julgadora. Diversas empresas já nasceram em eventos Startup Weekend, como a já global Easy Taxi, criada na primeira edição do evento realizado no Rio de Janeiro. “Será a oportunidade de colocar a criatividade em prática e, ainda, contribuir para uma ação social e empreendedora”, afirma a presidente da AJE Goiás, Cybelle Bretas, que será uma das mentoras do evento.

Segundo um dos organizadores do evento, Amure Pinho, é hoje é difícil manter um projeto adiante e transformá-lo de fato em uma grande empresa. “Por isso, vamos oferecer os laboratórios de informática do CDI e diversos mentores já se dispuseram a continuarem dando suporte às equipes após o término do evento”.

Serviço

Startup Weekend Favela

Data: 28 a 30 de março

Local: Morro da Providência – Rio de Janeiro (RJ)

Inscrições: riofavela.startupweekend.org

Comentários