Pequenos Negócios, grandes oportunidades

Como será o ano de 2019? Onde arriscar? Qual o caminho a seguir?
Essas e outras tantas perguntas seguem marcando esse início de ano como todos os outros o antecederam, a verdade é que as oportunidades sempre existiram e sempre existirão, basta mudar o foco para enxergar.
Em minha coluna semanal na Rádio Bandeirantes, falei hoje sobre tendências e oportunidades para o ano de 2019 e ressaltei a importância da classe empreendedora “girar a chave” e começar a produzir.
Isso mesmo, chega de falar em crise, é hora de abrir a janela, sentir a brisa, vislumbrar os bons ventos e arregaçar as mangas… Está na hora de virar o jogo! Mas como fazer isso Bruno Miranda? Comece a perceber as necessidades e os anseios do mercado em que estás inserido.
No ano de 2016 o Sebrae Goiás lançou uma pesquisa com 17 tendências do mercado para os próximos anos, quem comprou a ideia e investiu em um pequeno negócio, se deu bem e vem colhendo os frutos ano após ano. Acontece que a grande maioria prefere duvidar e esperar pra ver se realmente toda essa “premonição” se concretiza e vira realidade (que pena, está perdendo tempo).
Zig Ziglar certa vez disse: “Faça hoje o que a maioria não faz, para ter amanhã o que a maioria não tem”. Se deseja realmente se destacar, saia na frente, enxergue longe e tenha atitudes positivas, como sempre digo: Pense grande desde pequeno!
Analisando essas tendências, destaco 5 modelos que vem crescendo e ganhando força no mundo dos pequenos negócios e que pode ser uma boa ideia pra você que pensa em empreender: Cervejas artesanais, Mercado pet, Biojoias, Food fit e Beleza.
As cervejas artesanais viraram uma febre e a cada dia ganha mais adeptos, apreciadores que buscam no paladar vivenciar novas experiências entre amigos e familiares regado a uma boa conversa.
O mercado pet já é uma realidade e não para de crescer, com a ideia de morar sozinho, o brasileiro busca uma companhia nos pets e cria uma grande demanda, tanto de novos produtos, quanto novos serviços.
Uma bela novidade é a indústria das biojoias, que mescla o clássico do ouro e das pedras preciosas com o rústico da madeira e dos materiais naturais, criando um novo conceito entre os adoradores de arte em forma de joia.
Outra novidade que veio pra ficar é a chamada food fit ou comida saudável, como a população mundial está envelhecendo e a expectativa de vida aumentando, a busca pela alimentação saudável assumiu papel de destaque e tem gerado milhões em receita, pequenos negócios como “marmitarias fit” faturando alto em um mercado em grande expansão.
Para finalizar, o mercado da beleza, cosméticos e perfumaria em alta, em tempos de “beleza à mesa”, fotos e vídeos on-line 24 horas por dia nas redes sociais, o visual deve estar sempre impecável. A cada dia um novo produto, um novo serviço, empresas multinacionais investindo no marketing de relacionamento e os pequenos negócios vendendo “soluções” em tempo real nesse mercado ansioso por inovações.

Tá esperando o quê? Pense grande e mãos à obra!

Forte abraço,
Bruno Miranda – Especialista em Pequenos Negócios

Comentários